top of page

ÁLVARO ANTÔNIO TEIXEIRA DIAS

O Instituto Deputado Álvaro Antônio resgata uma história e um legado de prestação de serviços aos mineiros e mineiras, sobretudo nas regiões periféricas do estado, para dar seguimento a um trabalho desempenhado por este grande homem público, o saudoso vereador, deputado estadual por quatro mandatos, deputado federal constituinte, secretário de obras do Governador Tancredo Neves, vice prefeito de Belo Horizonte, um Político que dedicou a sua vida a melhorar a vida das pessoas. 

digitalizar0103 (1).jpg

O HOMEM PÚBLICO

Eleito vereador na capital mineira pela em 1970, 1972 e 1976, foi presidente da Câmara Municipal e líder do prefeito Luís Verano.  Eleito deputado estadual em 1982, licenciou-se para ocupar o cargo de Secretário dos Transportes no governo Tancredo Neves. Em 1985 foi eleito vice-prefeito de Belo Horizonte junto ao Prefeito Sérgio Ferrara e em 1986 foi eleito deputado federal, tendo contribuído diretamente na elaboração da Constituição de 1988. Apaixonado pela política de bases, em estar presente nas comunidades, em ouvir e ver o que as pessoas precisam, Álvaro Antônio retorna a Assembleia de Minas Gerais em 1991 como Deputado Estadual, por onde trabalhou por mais três mandatos, encerrando sua trajetória política em 2003, ano este em que Deus o chamaria para iniciar sua nova caminhada na vida eterna.

Álvaro Antônio comunidade recorte.jpg

O LEGADO 

Em Belo Horizonte, no Barreiro, iniciou-se o trabalho que mudaria a vida de toda uma região. Os avanços que tornaram possível o desenvolvimento e o crescimento daquela comunidade projetaram Álvaro Antônio ao reconhecimento histórico de seus feitos. Construção da Via do Minério, o famoso viaduto do Barreiro, além de infraestruturas que proporcionaram o crescimento da região que hoje conta com mais de 90 bairros. Defensor ferrenho da regularização urbana, o deputado deixou sua marca nas periferias de BH como alguém que lutou e garantiu que milhares de pessoas pudessem ter em mãos o título de propriedade de suas residências e acesso a moradia. Álvaro Antônio foi o autor do projeto de lei municipal que descentralizou a Prefeitura de Belo Horizonte, criando em 1973 as administrações regionais, o que permitiu, justamente, o olhar mais próximo das necessidades das pessoas mais vulneráveis da cidade.

Álvaro Antônio Tancredo Neves e Helio Garcia.jpg

INSTITUIR A CONTINUIDADE

Após 20 anos de seu falecimento, sua família e amigos resgatam uma história de plena dedicação ao próximo, para inspirar pessoas que acreditam na política como instrumento de transformação e para fomentar projetos que ajudem a cuidar da vida daqueles que mais precisam. Trazer dignidade a quem padece em situações desumanas e levar esperança a quem já há muito espera por atenção. O Instituto Álvaro Antônio é a continuidade do espírito altruísta e benevolente do homem público que acreditou na força que tem a palavra e a ação, quando andam juntas. 

alvaro na lage da casa obras.jpg
bottom of page